Novas eleições para prefeito em Pocrane e Ipatinga

174

Em Pocrane o novo pleito acontecerá em razão da renúncia do prefeito e do falecimento da vice

As novas eleições ocorrerão em razão da dupla vacância no Executivo municipal. A vice-prefeita Nadir Domingos Dionis faleceu em 2017 e o prefeito, Álvaro de Oliveira Pinto Júnior, renunciou ao mandato em 10 de abril de 2018. Em razão desses fatos, ocorridos nos dois primeiros anos do mandato, o juiz eleitoral responsável pelo município requereu ao Tribunal que fossem realizadas novas eleições de forma direta (art. 81 da Constituição Federal).

Enquanto não há candidatos eleitos no novo pleito, que o TRE marcou para o dia 3 de junho, o presidente da Câmara de Vereadores responde pelo Executivo municipal.

Em Ipatinga o prefeito foi considerando inelegível

A chapa eleita em 2016, tendo como prefeito Sebastião de Barros Quintão (PMDB) e vice Jesus Nascimento da Silva (PSDB), concorreu sub judice, pois o candidato a prefeito foi considerando inelegível. Apesar disso, obteve liminar do TSE em dezembro de 2016, permitindo a sua diplomação e posse. Entretanto, no dia 26 de abril de 2018, o ministro do TSE Luiz Fux cassou a liminar e confirmou o indeferimento da candidatura, determinando a realização de novas eleições. O prefeito já havia se afastado do executivo municipal, por vontade própria, em 6 de abril de 2018, quando então o vice-prefeito assumiu a prefeitura.

Enquanto não há candidatos eleitos no novo pleito, que o TRE marcou para o dia 3 de junho, o presidente da Câmara de Vereadores responde pelo Executivo municipal.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui