Novo investimento da Holcim na unidade de Barroso vai gerar 2 mil empregos

196
Presidente da fabricante de cimentos Holcim, Otmar Hubscher, e Anastasia

O governador Antonio Anastasia e o presidente da fabricante de cimentos Holcim, Otmar Hubscher, assinaram nesta terça-feira (23), na Cidade Administrativa, protocolo de intenções para investimento de R$ 1,4 bilhão na expansão da fábrica no município de Barroso, na região Central do Estado.

O projeto vai gerar 2 mil empregos durante as obras, 100 empregos diretos e 285 indiretos a partir do início da operação da nova linha de produção. A capacidade de produção anual da unidade vai saltar de 1,2 milhão para 3,6 milhões de toneladas de cimento. Com a expansão, a Holcim terá em Barroso o maior moinho de cimento do mundo.

Durante o evento de assinatura do protocolo, Anastasia ressaltou a importância do empreendimento para o desenvolvimento regional e para que o governo alcance seu objetivo maior: a geração de empregos de qualidade.

“Fico orgulhoso por Minas Gerais participar desse esforço de expansão da empresa, feliz de terem escolhido o Estado para investir. O empreendimento vai gerar mais crescimento e desenvolvimento para os mineiros”, destacou Anastasia.

A nova linha de produção será instalada ao lado da atual fábrica e uma nova jazida de calcário será aberta a 7,3 quilômetros da planta para suprir a produção. A previsão da empresa é obter a licença prévia e de instalação ainda este ano, e iniciar as obras em janeiro do ano que vem, para começar a operar até o final de 2013. A Holcim se comprometeu a dar preferência para empresas instaladas em Minas Gerais, durante as obras, e também para mão de obra local.

O presidente mundial da empresa, Otmar Hubscher, afirmou que a demanda do Estado por cimento tem aumentado e que a localização estratégica da cidade de Barroso e a atuação do Governo de Minas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) , colaborou para a decisão da expansão da indústria.

“Há oito anos, o consumo de cimento per capita em Minas Gerais era a metade de São Paulo. Hoje, o que nós vemos é que esse consumo se igualou. Isso é conseqüência do trabalho do Estado”, afirmou Hubscher.

Holcim

No Brasil desde 1951, a Holcim tem fábricas de cimento em Barroso e em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), além de unidades em outros estados do Sudeste e também no Distrito Federal. A empresa, que tem sede na Suíça, atua em mais de 70 países.

Os principais negócios da Holcim incluem a fabricação e distribuição de cimento, produção, processamento e distribuição de agregados (brita, cascalho e areia), concreto de mistura pronta e asfalto.

A fábrica de cimentos em Barroso foi inaugurada pela Companhia de Cimento Portland Paraíso, em 1955, e foi adquirida pela Holcim, em 1996. Na unidade, são produzidos, especificamente, os cimentos CPll-E-32, CPlll-32-RS e CPlll-40-RS, que abastecem o mercado varejista e concreteiras de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

 

Agência Minas

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui