O desenho político de Manhuaçu nas eleições 2020

563
Gladiadora Milady Magalhães                                     Gladiadora Milady MaryMaculada

Por Devair G. Oliveira
Em 19 de dezembro de 2011 nós publicamos esta foto abaixo e fizemos uma análise dos candidatos, uma maneira leve já que muitas pessoas leva a política às vezes um pouco pesada, e resolvemos deixar a matéria um pouco descontraída, porém mantendo clara as informações aos eleitores que é nosso objetivo.
Note-se uma coisa importante de todos os gladiadores e gladiadoras registrado pelo Jornal das Montanhas nas eleições de 2012, falta Maria Imaculada ser eleita. Veja os candidatos de 2016.

As eleições de 2016 nos ensinam bastante nesta de 2020. Imagina os votos anulados de Sérgio Breder, dá para se ter uma ideia de como os eleitores vão se comportar.

 

  1. ELEITA: Cici – PMDB – 41,70% – 14.345 VOTOS
  2. Imaculada – PSB – 27,94% – 9.611 VOTOS
  3. Nailton Heringer – PDT – 25,40% – 8.739 VOTOS
  4. Vinícius De Resende – PSC – 4,96% – 1.705 VOTOS
  5. Sergio – PPS – 0,00% – 6.981 VOTOS – Inelegivel
Toninho Gama
Nailton heringer

Em 2020 apenas Erasmo Pacheco e Nélio Nogueira não foram candidatos em 2016, os demais continuam os mesmos, mas em situações diferentes, a Gladiadora Imaculada tem o apoio de três gladiadores e Cici Magalhães com apoio de dois. Vários gladiadores chegaram ao passo municipal e novamente à disputa continua e agora pode ser a vez da Gladiadora Maria Imaculada chegar ao cargo de prefeita de Manhuaçu.

O texto a seguir foi publicado em dezembro de 2011: o caminho está aberto à espera de um nome que fale a linguagem do povo e, principalmente, que não tenha medo de enfrentar o monopólio da saúde de Manhuaçu. Parece que o discurso de Maria Imaculada não agrada aos poderosos que não querem ver em Manhuaçu uma campanha para a construção de um novo hospital na cidade dos cafés e das montanhas.

Políticos sérios aderiram à campanha da vereadora e seu nome subiu como águia, ainda mais com o apoio do deputado federal Lael Varella. E, com os últimos acontecimentos em Manhuaçu, começa a ser desenhado o cenário político na cidade, com pelo menos três candidaturas ganhando forma à sucessão executiva de Manhuaçu: Cici Magalhães, Maria Imaculada e Dr. Gulivert.

Da brincadeira feita por nós em abril de 2011 dos fortes Gladiadores indicados para o “Coliseu das Urnas de 2012”, Renato da Banca virou prefeito, substituindo Adejair outro gladiador que virou prefeito. 
Nosso objetivo é o de ajudar o povo em suas reflexões usando essa brincadeira para que a vida não seja um fardo, como na letra da música de Roberto Carlos.

Quem espera que a vida Seja feita de ilusão Pode até ficar maluco. Ou morrer na solidão…

Desde as eleições de 2004 que nossos acertos políticos foram mais de 90%, nós não costumamos errar nas análises políticas de Manhuaçu, conversamos muito com formadores de opinião e fazemos nossas análises, e agora temos um quadro totalmente diferente, é aquele negócio o ponteiro da balança pende para o lado com mais pesos e hoje o lado de Maria Imaculada tem mais pesos políticos.
Voltando para a nossa análise do quadro de candidatos à prefeitura de Manhuaçu temos bons nomes, mas em política uma eleição conta muito a qualidade e a quantidade dos apoiadores.

Daqueles candidatos que fizemos analise de 2012 e 2016 que chamamos carinhosamente de gladiadores, conseguiram chegar ao cargo de prefeito: Cici Magalhães, Renato da Banca, Adejair Barros, Nailton Heringer, Gulivert chegou como vice-prefeito, hoje temos uma eleição bem demarcada com estes mesmos personagens, divididos em dois grupos.

A vida tem parâmetros interessantes que merecem nossas reflexões, já viu papai Noel distribuindo presentes e dizendo para alguém, não, você já ganhou, analisando a balança e papai Noel, de quem é a vez agora?

Nota-se que de todos os candidatos que chamamos de gladiadores, estão ou com atual prefeita que tenta sua reeleição para completar três mandatos, estão com ela os gladiadores Renato da Banca e Adejair Barros.

E do outro lado a gladiadora Maria Imaculada conta com apoio de mais três gladiadores, Toninho Gama, Dr. Gulivert e Nailton Heringer.

Maria Imaculada é a candidata que acompanho há mais tempo. No dia 21 de abril de 2012 presenciei o seu primeiro encontro com o então deputado federal Lael Varella em sua residência em Muriaé, e desde então Lael Varella tem apoiado sua candidatura e seus projetos para Manhuaçu.
Trecho de parte da fala de Maria Imaculada naquele dia.
 “Nós militamos na política sempre preocupada com a situação do povo e desde meu primeiro mandato como vereadora que venho atuando nas áreas de saúde, emprego e educação em minha opinião são três sustentáculos do equilíbrio familiar, minha luta para melhorar a saúde de Manhuaçu e não é em vão, sinto o quanto nossa cidade necessita de melhorar a saúde e ninguém melhor que o deputado Lael Varella para nos ajudar na concretização dos nossos trabalhos que muito ajudará a população de nosso município”.Disse Marias Imaculada. 

Concorrem ao pleito de 2020 5 candidatos: mais detalhe aqui

 

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui