Odair Cunha defende junto ao Governo soluções para setor cafeeiro

266

O deputado Odair Cunha (PT-MG) reuniu-se com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para discutir a crise que o setor cafeeiro tem enfrentado. Odair defendeu o aumento do preço da saca de café para que seja remuneratório ao produtor, e Dilma se mostrou sensibilizada com a questão. A ministra prometeu receber os cafeicultores. “O preço da saca está abaixo do custo de produção. O café tem que ter preço remuneratório para quem produz e temos que poder escoar o que foi produzido”, disse Odair.
Odair Cunha defende o aumento do preço da saca, o pagamento da dívida do setor cafeeiro com o governo, a iniciativa privada em sacas de café e a implantação de um programa de Leilões de Opções Públicas de Venda de Café. No início do mês, Odair se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate á Fome, Patrus Ananias, além de Nelson Machado, secretário executivo do Ministério da Fazenda para articular melhorias para o setor.
Depois da reunião entre Odair Cunha, 26 parlamentares, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o novo preço mínimo de garantia da saca de 60 kg de café tipo arábica pode ser fixado em R$ 261. O governo sinalizou que a dívida poderá ser paga em sacas de café.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui