Oposição aprovar convocação de Palocci para depor

180

Base aliada frustra tentativa da oposição de aprovar mais uma convocação de Palocci para depor no Congresso. A oposição tentou hoje (7), durante reunião da Comissão de Relações Mistas de Controle de Atividades de Inteligência, aprovar mais um requerimento de convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. No entanto, a base aliada conseguiu frustrar a intenção dos oposicionistas.

O documento foi apresentado pelo deputado Paulo Abi-ackel (PSDB) e pelo senador Mário Couto (PSDB-PA). No entanto, representes da base do governo alegaram que não foram convidados para a reunião e, por isso, a votação do requerimento não poderia ocorrer.

O senador Fernando Collor (PTB-AL) argumentou ainda que a comissão não existe na prática. Isso porque, segundo ele, para funcionar é “imprescindível” que o Congresso aprove o Projeto de Resolução do Congresso 02/2008, de autoria da deputada Rose de Freitas.

“Esse projeto de resolução trata do estatuto da comissão, sem o qual não podemos deliberar nada”, disse Collor. “Nenhuma deliberação terá efeito prático sem esse estatuto”, acrescentou.

O presidente do colegiado, deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), discordou, dizendo que a comissão está em funcionamento. Já Abi-ackel afirmou que a apresentação do requerimento foi regimental. “Estou amparado pelo regimento. Nós, da minoria, temos o direito de exercer nossas prerrogativas”, justificou o tucano.

Com a chegada em massa de parlamentares da base do governo, o requerimento acabou não sendo votado e a reunião foi encerrada. “Essa é uma votação que tem vício de formação. O requerimento é inapto para o assunto que trata essa comissão”, disse o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

O líder da maioria no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que nenhum representante da maioria nem o líder do governo foram convidados para a reunião da comissão.

“Essa é uma tentativa desesperada querendo transformar uma comissão especifica para fiscalizar as atividades de inteligência do país em palco de disputa política. É um golpe de mão”, acusou Renan. “A falta do convite não é culpa da presidência”, rebateu Leréia.

O senador Mário Couto ressaltou que a oposição tem o direito de convocar Palocci para explicar sua evolução patrimonial e declarar para quais empresas prestou consultoria. “É um direito de um senador apresentar um requerimento de convocação de ministro.”

 

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui