Oposição de Manhuaçu quer mobilizar e marchar unida

210

No dia 16 de junho, às 19h lideranças de vários partidos estiveram reunidas no bairro São Jorge na casa da presidente do PT Dorca Pires de Carvalho.

Inicialmente foi feito uma análise da conjuntura municipal das muitas coisas erradas que vem sendo feitas em Manhuaçu e outras prioridades que são deixadas de lado. Outro fato discutido é a intenção dos vereadores de não votarem o aumento das cadeiras do município que segundo a nova lei poderá ser elevado o número para 15 ou até para 17 tudo isso dependerá de uma consulta no número de habitantes, todos tiveram oportunidade de se posicionar.

Dentre os muitos assuntos discutidos estão:

  • A falta de representatividade dos vereadores que são os fiscais do povo, mas não fiscalizam,
  • Obras inadequadas e inacabadas
  • Os altos alugueis que a prefeitura paga e os baixíssimo valores que ela cobra dos seus próprios: rodoviária, as instalações do centro da Praça 5 de novembro e Praça Cordovil Pinto Coelho.

Estiveram presentes vários políticos que discutiram sobre vários assuntos e no fim da reunião Dorca falou da avaliação dos assuntos que foram tratados e um encontrão para discutir a política de Manhuaçu.

JM – Qual avaliação que você faz da reunião?

Dorca: A avaliação foi ótima, há um anseio enorme da população por mudanças, e mudanças não quer dizer que você tenha que ser adversário da prefeitura. Nós temos um planejamento diferente para esta cidade e é isso que este grupo discute. Nós vamos promover um encontrão para levantar alguns questionamentos da administração de Manhuaçu. Por que nós vemos muitos reclames, mas ainda não tivemos a oportunidade de reunir essas pessoas para tornar mais transparentes esses reclames.

JM: Qual a avaliação que você faz do momento político de Manhuaçu?

Dorca: Quando nós falamos de mudanças, com certeza a mudança tem que ser para melhor, para tornar Manhuaçu uma cidade mais humanizada. Nós estamos em uma cidade que precisa começar a se desenvolver, porque crescer a cidade já está crescendo. Isso significa uma Manhuaçu com um lado mais humano, mais acessível às causas populares, mais acessível a questão da saúde por exemplo: de você não depender de ter que esperar para fazer um exame dois três meses, ou ter que ir para outra cidade porque aqui não tem. Precisar sair daqui para fazer uma cirurgia de olhos na cidade de Mutum porque aqui está sem condições. Então são questionamentos que nós precisamos avançar na discussão até para a gente entender porque isso tem acontecido. Nós não podemos concordar com o que aconteceu na feira livre, onde um fiscal pisou e amassou os queijos, isso é um desrespeito para com o ser humano. Nós precisamos ampliar os debates para saber como fazer para melhorar a qualidade dos produtos, mas não é afrontando o feirante que nós vamos chegar lá. Porque na verdade o que está existindo as vezes em determinadas ações da prefeitura é que estão afrontando os cidadãos, os seres humanos. Vou dar outro exemplo os carros que estiveram na praça, mencionando o carnaval, carnaval é carnaval e transporte é outra coisa. Então nós temos que ter dinheiro para manter o carnaval que é uma festa para a alegria das pessoas e verba para investir em transportes. No entanto olha o que a gente assiste, é festa lá no Parque de Exposição na maioria das vezes com ingresso pago enquanto que o carnaval que é uma festa popular não tem apoio.

JM – Em sua opinião qual é a prioridade nº1 para Manhuaçu?

Dorca – Nós não podemos conviver com o descalabro de pagar uma professora pouco mais de R$ 500,00 (quinhentos reais) como é você vai ficar com discursos de qualidade na educação quando você está colocando nos jornais que está contratando professores por R$ 500,00. Isso nós consideramos uma agressão não só aos professores, mas aos pais e os alunos, em pensar que uma professora não pode pagar uma pessoa para cuidar da casa dela para ir para escola dar uma aula, acho isso imoral. Eu gostaria de dizer que quando falamos que estamos formando um grupo, não é grupo apenas para oposição, mas sim para tomar uma posição com respeito a essa cidade. Eu acho que aqui em Manhuaçu já passou da hora dos homens de bem dessa cidade tomarem posição.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Manhuaçu está crescendo e a iniciativa privada(comércio, saúde, educação…) sendo o motor.A infraestrutura do Município é algo que precisa ser melhor planejado.O desenvolvimento não está humanizado e nem sustentável.Estamos convivendo em um espaço onde a atuação do poder público está ineficiente.Basta olharmos os portais da cidade e a nossa própria realidade.São muitas vozes gritando e ninguem para escutar. Parabéns ao grupo pela iniciativa.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui