Panorama Político: A aposta na pressão popular

686

Para aprovar projetos no Parlamento, governo joga todas as fichas na pressão das ruas

O governo bem que tentou, mas não conseguiu manter o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) nas mãos do ministro Sergio Moro. Diante da péssima articulação parlamentar, a aposta na pressão popular com a exigência do voto nominal, fracassou. A derrota, porém, foi por pouco: 228 a 210. Diferença de apenas 18 votos.

Para alguns, a margem pequena abre espaço para avaliações de que a pressão popular pode, sim, dar resultados. Por isso, a meta agora é dobrar a aposta. Todas as fichas serão jogadas nas manifestações do dia 26.

Isso ficou claro no discurso que antecedeu a derrota governista, feito pelo deputado Filipe Barros (PSL-PR).

“Todo poder emana do povo e em favor dele será exercido. Mas na nossa realidade brasileira, nós estamos vendo que todo poder emana do povo e contra ele será exercido”, disse. 

Ao lado de ao menos outros 10 parlamentares, ele concluiu que essa “lógica está mudando porque a população está nas ruas.”

Acuado pelo Parlamento e sem forças para aprovar projetos, o governo aposta na pressão popular permanente. Pode dar certo, saberemos a partir de domingo (26). Mas se der errado, quem perde é o Brasil que caminha para mais um ano perdido.

Fique por dentro:

Nem tudo foi derrota para Bolsonaro… O Plenário da Câmara aprovou o texto principal da MP 870/19, que mantém a Esplanada dos Ministérios da forma com que o presidente havia planejado. Editada em janeiro, a medida reduziu de 29 para 22 o número de ministérios. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia encerrou a sessão antes da votação de todos os destaques. A análise da MP será concluída nesta quinta (23) pela Casa.

O que não for do governo passa… A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou o parecer pela constitucionalidade da proposta de reforma tributária. A proposta, porém, é a do líder do MDB, Baleia Rossi (SP). Bolsonaro havia combinado de enviar a reforma tributária governista só depois que a da Previdência passasse por toda a tramitação na Câmara.

O debate sobre educação no Brasil… Durante a presença do ministro Abraham Weintraub na Comissão de Educação da Câmara, nesta quarta (22), a comunista Alice Portugal (BA) chamou o líder do PSL, delegado Waldir (GO), de ‘delegado calça curta’. Ele retrucou mandando a deputada ir fumar maconha.

Vai ter processo… Ainda na mesma audiência, a deputada Tabata Amaral (PDT) disse que vai processar o ministro da Educação por danos morais.

Weintraub divulgou para outros parlamentares o número de telefone pessoal e de integrantes da equipe de Tabata para provar que havia convidado a deputada para participar de reuniões no MEC.
 
“Estou entrando com um processo por danos morais por distribuir a uma comissão pública prints com o meu número pessoal e da minha equipe. Isso é um constrangimento. Isso não é atitude de um ministro”, disse a pedetista.

No senado… Jorge Kajuru (PSB-GO) disse que pedirá o impeachment do ministro Weintraub. A justificativa foi a suposta falta de educação com a deputada Tabata.

Na véspera… Ainda nesta quarta, a CCJ aprovou um projeto que criminaliza a homofobia, com exceção para templos religiosos. A votação foi realizada na véspera do STF retomar julgamento sobre tema. E, por isso, pode ser interpretada como uma reação – tardia – do Parlamento, que se preocupa com a intromissão da Suprema Corte no Legislativo.

Bagagem grátis… A Câmara Alta do Congresso também aprovou a Medida Provisória que libera a possibilidade de 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas do país. O texto que segue para a sanção presidencial também isenta a cobrança bagagem de até 23 kg em voos domésticos com aviões de capacidade acima de 31 lugares.

Repórter João Paulo Machado

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui