PMDB e PT oficializam pré-candidatura de Hélio Costa ao governo de MG

209
Arquivo Jornal das Montanhas

Por Devair Guimarães de Oliveira

O Partido dos Trabalhadores (PT) e do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) oficializaram no final da tarde desta segunda-feira o nome do senador Hélio Costa como candidato ao governo de Minas Gerais. O anúncio foi feito após reunião no gabinete da presidência do PMDB, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Está acontecendo em vários estados do Brasil a pressão aos petistas para que desistam de suas candidaturas para apoiar outros candidatos para que sejam formados palanques para a candidata Dilma, o resultado dessa estratégia imposta pela direção nacional, só vamos saber após os resultados revelados pelas urnas. Caso José Serra seja o vitorioso, quase nada mudará para alguns partidos que sempre estão do lado do poder, caso do PMDB, que se sente o fiel da balança e para estar no poder se dá ao luxo de nem se quer lançar candidato a presidente e esperar com quem vai governar. Já o PT a coisa muda de figura, saindo do poder não haverá outra saída a não ser a oposição. O PT está apostando todas as fichas na estratégia de priorizar a candidatura de Dilma, com isso o PT vai encolher deixando de concorrer ao governo de muitos estados e também ao senado trocando isso por apoio a cargo máximo. Não é isso que pensam muitos líderes e a maioria dos militantes mineiros, mas fazer o que se a ordem vem de cima, resta esperar se os militantes mineiros vão entrar na campanha para valer e votar, alguns não gostaram de ver seu candidato Pimentel fora da disputa.

Há um número enorme de partidos em nosso país, mas na prática continuamos com o bi-partidarismo é o que estamos vendo por aí entre Dilma e Serra, são os dois que terão condições de chegarem a todos os recantos do país com  mais tempo de radio e TV.  Se não existissem esse montão de partidos, poderíamos ter oito (8) partidos e uma boa legislação eleitoral que evitasse a supremacia do poder econômico. No Brasil nem sempre um bom candidato sobressai e sim o que tem maior poder econômico. “Um país se faz com homens e livros” frase proferida por Monteiro Lobato representa nada menos que a essência da maneira que deveria ser escolhidos os nossos representantes, e não imposto e escolhidos de cima para baixo.

O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, que disputava a cabeça de chapa com Hélio Costa, será candidato ao Senado. A indefinição dos nomes já se arrastava há meses e chegou até a ameaçar a aliança nacional entre PT e PMDB.

Segundo algumas lideranças, Patrus não deverá aceitar sair vice de Hélio Costa, só quando começar a campanha para saber se os líderes petistas comandado pelos dois que pretendiam sair candidatos pelo PT vão querer convencer a militancia a desistirem do sonho de governar Minas Gerais.

Hélio Costa comemora indicação como candidato da base de Lula ao governo

“Estivemos juntos nas principais conquistas do PT no governo federal. A construção dessa aliança é fundamental para que possamos garantir uma vitória expressiva da ministra Dilma Rousseff para a presidência. Nosso palanque terá Pimentel, Dilma e todo o PMDB”, comemorou Hélio Costa.

Durante o anúncio, o presidente do PT nacional, José Eduardo Dutra, fez questão de dizer que os dois políticos candidatos fortes, para fazer frente ao pré-candidato do PSDB, Antônio Anastasia, atual governador de Minas Gerais. “É uma chapa com condições de eleger o governador, de eleger o senador, e de dar uma vitória expressiva para Dilma Rousseff”, disse o petista.

No próximo sábado, o PMDB realiza convenção nacional, quando deverá oficializar o nome do presidente da Câmara, deputado Michel Temer (SP), como candidato a vice-presidente na chapa da ex-ministra Dilma Rousseff (PT). O PMDB mineiro tem 69 dos 804 votos da convenção nacional.

(Com informações da Agência Estado e do PMDB)

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui