Policiais civis de Minas Gerais recebem troféu O Tira

142

Trinta e seis policiais civis de Minas Gerais receberam, na tarde de sexta-feira (2/06), durante solenidade no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o troféu O Tira. A homenagem é prestada àqueles policiais que prestaram serviços de grande relevância à sociedade mineira.

Em carta lida pelo secretário Marco Antônio Rezende (Casa Civil e Relações Institucionais), o governador Fernando Pimentel ressaltou que o empenho dos policiais civis se reflete na redução, pela primeira vez em seis anos, na queda das estatísticas de violência no Estado e em Belo Horizonte. “Na comparação de janeiro a abril de 2017 com igual período do ano passado, a redução foi de 4,6% no Estado e 13,8%, na capital. Crimes contra o patrimônio como furto e extorsão mediante sequestro também tiveram queda expressiva, com destaque para a diminuição de mais de 47% do crime de extorsão mediante sequestro no Estado”, destacou.

“Por isso, é preciso reconhecer, hoje e sempre, e agradecer, a cada oportunidade, o empenho de cada um de vocês, sejam os premiados aqui conosco, seja os policiais que estão, neste momento, em outras atividades e que certamente nos anos vindouros ocuparão este espaço e merecerão essa distinção”, continuou a carta.

Pimentel ressaltou que não fará ajuste fiscal “às custas do trabalhador”. “A retomada das promoções é o efeito prático desse posicionamento. Vamos também atender a uma reivindicação de vocês: prorrogar o concurso para investigadores realizado em 2014 e cuja a validade venceria em agosto. Todavia, o esforço em torno das contas públicas ainda não permite, neste momento a chamada dos excedentes”, disse.

Já o secretário Marco Antônio Rezende falou do orgulho de participar da solenidade de premiação em uma “instituição centenária” e ao lado de amigos policiais civis, em nome do governador.

Em seu discurso, o chefe-geral da Policia Civil, João Octacílio Silva Neto, reconheceu a importância do Governo de Minas Gerais em investir na carreira dos policiais civis. “Gostaria de agradecer ao governador por reconhecer a importância desse evento para a Polícia Civil, trazendo essa solenidade para a sua casa.  Aproveito a oportunidade para agradecer os investimentos importantes que o governo tem feito para a nossa instituição, além dos mais de mil investigadores, peritos e médicos legistas nomeados, também recebemos 330 viaturas que estão sendo utilizadas em nosso Estado. Também estamos construindo, em Sabará, o Centro de Treinamento Avançado da Policia Civil, que trará enorme capacitação para nossos policiais. O espaço será o maior centro de treinamento da América Latina.  Dessa forma, poderemos atender com eficácia a população de Minas Gerais”, reforçou.

Participaram do evento o deputado federal Luís Tibé, o comandante da Polícia Militar, coronel Helbert Figueiró, o secretário de Estado Adjunto de Segurança Pública, Ailton Aparecido de Lacerda, além dos convidados dos agraciados.   

Reconhecimento

Os agraciados são indicados pelos membros do Conselho Superior da Polícia Civil, em todas as carreiras (investigador, delegado, escrivão, médico legista e perito). Desde a publicação da resolução, foram agraciados mais de mil policiais.

Confeccionado em metal, o Troféu utiliza a figura estilizada do policial que ficou conhecido como Tira, contendo em sua base o nome do agraciado e a inscrição “Ao comemorar seu aniversário de criação no Brasil, a Polícia Civil homenageia aqueles que ajudam a fazer a sua história”.

Para o delegado de polícia José de Paula Loureiro, a data marca o reconhecimento e orgulho de toda a classe por atuar como policial civil. “Servir à Polícia Civil é uma grande honra e que se, faz por amor à causa policial. Tenho orgulho de ser reconhecido na companhia de brilhantes policiais. Todos os agraciados, sem dúvida, só engrandecem a instituição”, afirmou o delegado. 

Investimentos

O Estado está aprimorando e qualificando cada vez mais seus serviços na área de segurança pública. Nos últimos dois anos foram nomeados 1.058 investigadores, distribuídos em todas as delegacias do Estado. Foram empossados 112 peritos e 34 médicos legistas. Também foi criada a Delegacia Regional de Viçosa. Além desses investimentos, está sendo construído o Centro Avançado de Treinamento da Polícia Civil, em Sabará, que será o maior da América Latina.

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui