Oposição promete manter manifestações até que Mubarak deixe poder

175

O Egito deve viver hoje (2) mais um dia de tensões. Líderes da oposição no país avisaram que não aceitam a permanência do presidente egípcio, Hosni Mubarak, no poder até setembro – quando acaba o mandato. Segundo os oposicionistas, os protestos vão continuar até que Mubarak renuncie. Ontem (1º), o presidente prometeu não concorrer à reeleição, mas o discurso foi recebido com hostilidade no país.

O discurso de Mubarak ocorreu depois que a oposição conseguiu reunir manifestantes contrários à sua permanência em protestos generalizados pelo país. Os líderes da oposição disseram que mais 1 milhão de pessoas foram às ruas protestar.

Mohamed ElBaradei, um dos nomes cotados para substituir Mubarak, afirmou que as declarações do presidente são “uma manobra” para se manter no poder. No pronunciamento em rede nacional, Mubarak disse que não concorrerá à reeleição.

“Não pretendo concorrer a outro mandato presidencial”, disse Mubarak, ressaltando que não deixará o poder imediatamente, como exigem as lideranças dos manifestantes. “Hosni Mubarak, que fala a vocês, se orgulha do que conquistou nos anos em que serviu ao Egito e a seu povo”, afirmou. “Este é meu país. Onde vivi, lutei e defendi sua terra, soberania e interesses e morrerei aqui.”

O pronunciamento ocorreu horas após o encontro de Mubarak com o enviado norte-americano ao Cairo, Frank Wisner. Segundo informações do governo norte-americano, o presidente Barack Obama defende uma “transição ordenada” do poder. Ontem, a Organização das Nações Unidas (ONU)estimou que até 300 pessoas teriam morrido até agora nos protestos contra o governo.

Agencia Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui