Prefeitura de Manhuaçu é exemplo regional no combate ao déficit habitacional 480 casas

275

casa_popularQuinta-feira, 02 de julho, o prefeito de Manhuaçu, Sérgio Breder, compareceu à 11ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Manhuaçu, para anunciar e colocar em debate o programa “Minha Casa, Minha Vida” no município. O programa do Governo Federal em convênio com a Caixa Econômica e as prefeituras, anunciado na manhã do dia 25 de março e publicado pelo nosso jornal Online www.jm1.com.br onde você encontrará tudo sobre o programa e poderá reivindicar para o seu município.
O programa irá beneficiar um milhão de famílias no país, mas é necessário que seu prefeito queira participar. Em Manhuaçu anunciamos com satisfação a boa vontade do prefeito Sérgio Breder conforme afirmou na câmara “o nosso déficit habitacional é muito maior, mas se podemos beneficiar 480 famílias vamos fazer” sabe-se que falta boa vontade em muitos prefeitos que pensam erradamente sobre os que mais necessitam de moradias.
Por pensamentos errados que alguns executivos passam pelo poder e não fazem o que poderiam fazer, pensando negativamente. O próprio presidente afirmou no dia do lançamento saber que não poderia resolver o problema de moradia de todo o povo brasileiro, mas que iria fazer o possível que será um milhão de moradias. Sabemos que se for adotado um critério justo, até as pessoas que por ventura ficarão de fora vão parabenizar o prefeito Sérgio Breder por esta iniciativa e é exatamente assim, se cada prefeito fizer um pouco neste setor, com certeza em alguns anos o déficit poderá zerar.
Todo brasileiro em um determinado momento da sua vida sonha com sua casa própria, pensando nisso que o governo anunciou no dia 25 de março o programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, no qual prevê a construção de 1 milhão de casas para famílias que possuem renda de até 10 salários mínimos.
Os limites de valores do imóvel e da prestação vão variar de acordo com a faixa de renda e a região. O valor máximo do imóvel não poderá ultrapassar R$ 130 mil na faixa de renda até seis salários mínimos, o mesmo teve início dia 13 de abril de 2009.
É bom lembrar que as famílias que forem financiar só podem comprometer apenas 10% da renda, o tempo para pagamento será no máximo de 10 anos.
O Público alvo do programa serão as seguintes famílias:
– Famílias com renda de até 3 salários mínimos (subsídio integral com isenção do seguro)
– Famílias com renda entre 3 e 6 salários mínimos (aumento do subsídio parcial em financiamentos com redução dos custos do seguro e acesso ao Fundo Garantidos)
– Famílias com renda de 6 a 10 salários mínimos: (estímulo à compra com redução dos custos do seguro e acesso ao Fundo Garantia
Outra questão que deve confundir muita gente é relacionado a distribuição de moradias que vai acontecer de acordo com o déficit habitacional em todas as regiões do Brasil.
“O programa irá compatibilizar a prestação da casa própria com a capacidade de pagamento das famílias. É um absurdo achar que essas pessoas terão acesso à moradia sem a ajuda do poder público”, completou Dilma. Segundo ela, a primeira parcela do financiamento deverá ser quitada somente na entrega do imóvel, para evitar a sobreposição do pagamento com o aluguel.
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comentou que o plano habitacional também servirá para enfrentar a crise financeira. “Esse é um programa quase que emergencial que serve para enfrentar a crise, gerar empregos e resolver parte do problema de moradias dos brasileiros”, afirmou.
O programa chega a Manhuaçu com um projeto de construção de 480 casas. Das 480 casas, 240 são para pessoas com renda entre 1 e 3 salários mínimos e as outras 240 para pessoas com renda de 3 a 6 salários mínimos. O projeto do prefeito Sérgio Breder visa a construção dessas casas em um terreno de 8 hectares, terreno esse que pertence à prefeitura. O projeto entrou em estudo na câmara municipal para que haja a aprovação dos vereadores. Já no primeiro momento o projeto gerou várias discussões, pois foi algo que interessou a todos, “caso as casas sejam construídas nessa área pertencente à prefeitura o financiamento ficará menor para os beneficiados e a casa será entregue com uma infraestrutura espetacular, um novo bairro, com saneamento básico, calçamento e redes de esgoto.” Afirmou o prefeito.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui