Primeira etapa da agenda internacional de Dilma será fechada hoje no Uruguai

194

A primeira etapa da agenda internacional da presidenta Dilma Rousseff será fechada hoje (18) no Uruguai. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, está em Montevidéu para uma série de reuniões que incluem o presidente uruguaio, José Pepe Mujica, e mais cinco ministros. A ideia é que Dilma faça todo o circuito do Mercosul – Argentina, Paraguai e Uruguai – até o final de março a começar por Buenos Aires no próximo dia 31.

Logo cedo, Patriota tem encontro marcado com o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis  Almagro. Em seguida, ele se reúne com os ministros Roberto Kreimerman ( Indústria, Energia e Mineração), Luis Rosadilla (Defesa Nacional), Enrique Pintado (Transporte e Obras Públicas) e Ricardo Erlich (Educação e Cultura). Só no final do dia ocorrerá a conversa com Mujica.

O objetivo das reuniões é avançar nas discussões nas áreas de infraestrutura, integração produtiva e ciência e tecnologia. Desde o ano passado progrediram os projetos sobre o porto de águas profundas em La Paloma, a construção do centro de feiras e convenções em Montevidéu, a hidrovia da Lagoa Mirim e portos fluviais.

Outra ideia é definir as obras de construção de pontes sobre o rio Jaguarão, que liga os municípios de Jaguarão e Rio. Também deverá ser incluída na discussão a recuperação da ponte Barão de Mauá – por onde passam os turistas que tentam ir de um país ao outro.

Para o Uruguai, o Brasil é o principal parceiro comercial. No ano passado, o intercâmbio atingiu US$ 3,1 bilhões. Em decorrência do crescimento de quase 27% na exportação de produtos uruguaios para o Brasil, o comércio, segundo analistas, ficou mais equilibrado – com um pequeno superávit de US$ 43 milhões em favor do Uruguai.

Na semana passada, a presidenta decidiu adiar para meados de fevereiro a visita ao Uruguai, que estava prevista para o próximo dia 1º. A viagem ao Paraguai está agendada para o dia 26 de março. Em fevereiro, a presidenta irá ao Peru, onde participa de uma cúpula que reúne países sul-americanos e árabes.

Em Montevidéu, na visita de Dilma, serão firmadas parcerias nas áreas econômica e tecnológica. Pelo menos sete propostas de ratificação de acordos são preparadas. Dilma e Mujica conversaram longamente após a posse da presidenta no começo do ano. Eles têm histórias políticas comuns pois combateram as ditaduras militares.

Agencia Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui