Programa Ler e Escrever

199

foto25_png Ações positiva do governo de São Paulo
Prorrogadas inscrições do Programa Ler e Escrever
Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2009 às 15h01. Da redação do JM
A Secretaria da Educação prorrogou até 30 de janeiro as inscrições para universidades de todo o Estado que desejam participar do projeto Ler e Escrever no interior e litoral. Inicialmente o prazo terminaria, hoje, sexta-feira, 9 de janeiro. Entre outros pontos, a iniciativa leva um segundo professor para as salas de aula de 1ª série do Ensino Fundamental.
Neste ano o Ler e Escrever chega ao interior e litoral do Estado. Já está implantado na capital e demais cidades da Grande São Paulo. Podem participar universidades públicas ou privadas que ofereçam cursos superiores presenciais de Pedagogia, com habilitação para magistério de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, ou Letras, com habilitação para o Magistério, sempre com alunos cursando a partir do segundo semestre. Depois de inscrita a universidade, seus alunos poderão participar do projeto como professores auxiliares em sala de aula.
O Ler e Escrever é um amplo programa da Secretaria para garantir alfabetização dos alunos de 1ª a 4ª série. Além do segundo professor, tem recuperações e materiais específicos para uso em sala de aula.
“Temos uma meta de alfabetizar todos os alunos de 8 anos até 2010. O Ler e Escrever é a peça-chave nesta iniciativa”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
No fim de 2008 a Secretaria fez reuniões em todas as regiões paulistas do interior e litoral para apresentar o projeto aos educadores. O Ler e Escrever define pagamento à universidade participante de R$ 500,00 por mês por classe atendida (por professor). Para participar as universidades devem cumprir uma série de exigências, além de apresentar um plano de trabalho que será desenvolvido pelos alunos universitários com os estudantes da rede estadual.
Para se inscrever no projeto, as universidades devem procurar a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria com sede na capital – avenida São Luís, 99, 15º andar – centro – das 8h30 às 17h (segunda a sexta-feira). Ou pelo site http://escolapublica.fde.sp.gov.br.
Da Secretaria da Educação de São Paulo

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui