Pronunciamento de cidadãos na Câmara Municipal de Manhuaçu

191
Romeu do SUS

Questões foram debatidas durante sessão ordinária dia 20 de maio

Com diversos Projetos de Lei aprovados durante a reunião, a Câmara Municipal de Manhuaçu realizou sessão ordinária na manhã desta quinta-feira, 20. Sob a presidência do Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama”, a sessão teve em sua pauta o debate de assuntos diversos como o fechamento do Pelotão PM do Distrito de Realeza, os constantes “apagões” na rede elétrica e a segurança nos trevos da cidade. Também houve a apresentação das Proposições Indicativas elaboradas pelos vereadores solicitando melhorias em todo o município, além da disponibilidade de tempo para que populares previamente inscritos se pronunciassem.

Dorca Pires de Carvalho Vidal - Presidente do PT

Professora solicita esclarecimento sobre o CEFET e segurança no trevo

No momento da sessão ordinária concedido para o pronunciamento de pessoas previamente inscritas, o plenário ouviu dois cidadãos: o Servidor Público Romeu Meira Dias e a Professora Dorca Pires de Carvalho Vidal.

Romeu Dias foi o primeiro a fazer uso da palavra, momento em que apresentou denúncias contra diversos setores da Administração Municipal, alegando haver irregularidades. O Servidor Público disse ainda que pretende encaminhar tais denúncias ao Ministério Público.

A Mesa Diretora e os vereadores ouviram o relato de Romeu e informaram que irão fazer as averiguações necessárias.

A presidência da Câmara solicitou fotocópias das denúncias apresentadas. Na oportunidade, os vereadores reiteraram que já existe um trabalho de fiscalização, por parte da Câmara, que, nos últimos meses, solicitou diversos requerimentos às secretarias, a pedido dos vereadores.

Em seguida, foi a vez da Professora Dorca Pires de Carvalho Vidal se pronunciar. A Professora comentou sobre a necessidade de medidas urgentes visando garantir segurança para quem atravessa a Rodovia BR-262, principalmente nas proximidades do Trevo do Cafeicultor – no acesso à Realeza.

A Professora também solicitou esclarecimentos a respeito do andamento da implantação do Núcleo Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas – popularmente conhecido CEFET, reforçando a importância do Instituto para a formação dos jovens.

O Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté”, um dos principais mobilizadores para que esta unidade de ensino seja de fato instalada em Manhuaçu, comentou sobre o assunto no plenário. Teté explanou sobre o andamento dos trabalhos, os contatos frequentes com a reitoria do Instituto em Juiz de Fora, o Governo Federal em Brasília e a Prefeitura de Manhuaçu, na busca do cumprimento de tudo aquilo que é exigido para a concretização da obra. Além disto, o Vereador comentou sobre a vinda do Engenheiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia à Manhuaçu, nesta mesma data, para a referida finalidade.

Requerimentos

Fernando Gonçalves Lacerda

*Fundeb 2008 e 2009– Requer informações sobre a aplicação de sobras do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), referente aos exercícios dos anos de 2008 e 2009;

*Energisa – Solicita presença de representante da Energisa para explicar as constantes quedas de energia na cidade de Manhuaçu. Este requerimento também foi assinado pelo Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama, Presidente do Legislativo.

Todos os vereadores

*Segurança no trevo – Ao Prefeito Municipal, solicitando entendimento com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para que sejam feitas intervenções nos trevos de Manhuaçu, especialmente com a construção de um novo formato, mais seguro e moderno.

(Thomaz Júnior)

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui