Quem é quem na disputa para governar Minas Gerais

197

Continua acirrada a disputa entre o Herdeiro político de Aécio Neves, Antonio Anastasia PSDB e Hélio Costa PMDB. 

Hoje, segunda-feira (20) os candidatos ao governo de Minas Gerais participam de debate na Rede Record. O encontro será transmitido ao vivo pelo Portal R7 a partir das 23h e terá acompanhamento minuto a minuto.

Oito candidatos vão discutir as propostas para o Estado: Antonio Anastasia (PSDB), Hélio Costa (PMDB), Adilson Rosa (PCO), Edilson Nascimento (PTdoB), Fabinho (PCB), Zé Fernando Aparecido (PV), Prof. Luiz Carlos (PSOL) e Vanessa Portugal (PSTU).

Pesquisa divulgada na semana passada mostra que Anastasia virou a disputa pelo governo do Estado, que era liderada desde o início da campanha por Costa. O tucano aparece com 40% das intenções de voto, contra 37% do peemedebista. Zé Fernando Aparecido (PV), Professor Luiz Carlos (PSOL), Vanessa Portugal (PSTU), Adilson Rosa (PCO) e Fabinho (PCB) aparecem com 1% cada um. Edilson Nascimento (PTdoB) não atingiu 1% da preferência do eleitorado.

Atual governador do Estado, Antonio Anastasia foi vice de Aécio Neves (PSDB), que deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado. Formado em direito, Anastasia é mestre em direito administrativo. Durante o governo Hélio Garcia, foi secretário-adjunto de Planejamento e assumiu a Secretaria de Cultura e Recursos Humanos e Administração. Em 1995, no governo Fernando Henrique Cardoso, assumiu o cargo de secretário-executivo do Ministério do Trabalho. Quatro anos depois, foi secretário-executivo do Ministério da Justiça.

De volta a Minas em 2001, Anastasia foi convidado por Aécio para coordenar seu programa de governo. Após a vitória de Aécio nas urnas, Anastasia ocupou a Secretaria de Estado de Defesa Social. Foi vice do tucano na disputa pela reeleição e, com mais uma vitória do tucano, assumiu a coordenação do Programa Estado para Resultados, focado nas metas da administração.

Ministro das Comunicações do governo Lula, Hélio Costa deixou a pasta para disputar o governo de Minas. Jornalista, o candidato é casado pela segunda vez e tem seis filhos. Após uma temporada fora do país como correspondente internacional, Costa voltou ao Brasil em 1986, quando se elegeu deputado constituinte. Depois de cumprir dois mandatos como deputado federal, foi eleito senador por Minas em 2002. Em 2005, Costa foi convidado para assumir o Ministério das Comunicações de Lula.

Edilson Nascimento é produtor cultural e foi assessor da Secretaria de Atividades Urbanas da Prefeitura de Belo Horizonte, entre os anos de 1990 e 1993, e diretor municipal de Cultura da Prefeitura de Ouro Branco, de 1993 até julho de 1997. O candidato tem como principal bandeira a redução dos impostos.

Fábio Bezerra de Lima, conhecido como Fabinho, faz parte da Direção Nacional do PCB desde 2000. Líder estudantil, começou a atuar nos movimentos sociais na década de 90. Professor de filosofia e história da rede pública, foi eleito para a direção mineira da CUT (Central Única dos Trabalhadores) em 2003.

Zé Fernando Aparecido é formado em direito. Filho do ex-ministro, ex-governador e ex-embaixador José Aparecido de Oliveira, Zé Fernando é casado e tem um filho. Militante das questões ambientais, o candidato já foi chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Assuntos Municipais e Agricultura. Em 2000, Zé Fernando foi eleito prefeito de Conceição do Mato Dentro. Quatro anos mais tarde, foi reeleito. Filiado ao PMDB até 2006, desligou-se do partido e entrou para o PV. No mesmo ano, foi eleito deputado federal.

Prof. Luiz Carlos, do PSOL, é formado em biologia e atualmente é professor no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O candidato começou sua carreira política no PT, em 2004. Na legenda, chegou a se candidatar internamente para disputar a prefeitura de Belo Horizonte. Hoje no PSOL, Luiz Carlos é membro da Executiva Nacional do partido.

Vanessa Portugal é formada em biologia pela UFMG. Professora da rede municipal de ensino de Belo Horizonte e de Betim, é filiada do PSTU desde 1997 e já concorreu ao governo de Minas em 2002 e 2006. Em 2004 e 2008, disputou a prefeitura de Belo Horizonte.

Adilson Rosa, do PCO, disputa a eleição após o candidato Pedro Paulo de Abreu Pinheiro ser substituído pelo partido por não ter apresentado a documentação necessária. De acordo com o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o candidato é técnico em eletricidade, eletrônica e telecomunicações.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui