Saiba quem são os 11 ministros da Corte máxima do país

146

ministrosCarlos Ayres Britto
Indicado pelo presidente Lula em 2003. Antes de ser ministro do Supremo, foi consultor-geral do Estado de Sergipe, procurador-geral de Justiça e procurador do Tribunal de Contas.

Cármen Lúcia
Indicada pelo presidente Lula em 2006, foi a segunda mulher a compor o STF. Ocupou o cargo de procuradora-geral do Estado durante o governo Itamar Franco em Minas (1999-2003).

Celso de Mello
Indicado pelo presidente José Sarney em 1989, é o mais antigo entre os atuais juízes do Supremo.

Cézar Peluso
Indicado pelo presidente Lula em 2003, foi desembargador do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

Ellen Gracie
Indicada por Fernando Henrique Cardoso em 2000, foi a primeira mulher a compor a Suprema Corte. Antes de assumir a vaga no STF, fez parte do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4a Região).

Eros Grau
Indicado pelo presidente Lula em 2004, exerceu a advocacia de 1963 até ocupar o cargo no Supremo. Também foi árbitro junto à CCI (Cour Internacionale d’Arbitrage), com sede em Paris, sendo membro do Comité Français de l’Arbitrage.

Gilmar Mendes
Indicado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 2002 para compor o Supremo, foi Advogado Geral da União durante a gestão FHC.

Joaquim Barbosa
Indicado pelo presidente Lula em 2003. Primeiro negro a ocupar uma cadeira no STF, fazia parte do Ministério Público Federal antes de ser nomeado.

José Antonio Dias Toffoli
Indicado pelo presidente Lula em 2009, foi advogado-geral da União e advogado do PT nas campanhas presidenciais de 2002 e 2006

Marco Aurélio Mello
Indicado em 1990 pelo presidente Fernando Collor de Melo, seu primo, foi ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) antes de assumir o cargo no Supremo.

Ricardo Lewandowski
Indicado pelo presidente Lula em 2006, ocupou cargo no Tribunal de Justiça de São Paulo antes de chegar ao Supremo.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui