Temer diz que é preciso investir em voto majoritário ao defender reforma política

178

O vice-presidente da República, Michel Temer, defendeu hoje (16) na Câmara a proposta de reforma política. Em reunião da bancada peemedebista, Temer sugeriu propostas de reforma. Entre elas, o fim do voto proporcional e a adoção do voto majoritário nas eleições para deputados. “Se quisermos ter um poder que realmente emana do povo, temos de investir no voto majoritário”, disse.

Atualmente, deputados são escolhidos pelo voto proporcional, em que cada partido, com base no número de votos recebidos e de vagas na disputa, sabe quantos parlamentares poderá eleger. “Esse sistema [previsto na proposta] elimina as coligações, feitas para aumentar o coeficiente partidário. Com isso, até o número de partidos poderá diminuir”, disse.

Outra alternativa sugerida por Temer é a de garantir mais recursos para os partidos na época de eleições, quando os partidos receberiam um percentual acima do fundo partidário. “Isso garantiria que sejam candidatos aqueles com uma efetiva participação do partido. Em vez de 5 mil candidatos, um partido poderá ter apenas dez ou 15. O contato com o eleitor aumentaria, por conta do aumento do tempo de televisão”, explicou.

O líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), disse que os parlamentares deverão se reunir semanalmente para discutir assuntos de interesse da bancada. “Semana que vem será a reforma tributária. E, depois do Carnaval, projetos sobre segurança pública”, comentou.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui