Vereadores de Lajinha se reúnem com comunidades

209

Câmara Itinerante chega ao Carvalinho

A sessão Itinerante ao longo desses 2 anos tem viajado por Lajinha. Já se visitou muitas comunidades e até Dezembro ainda visitará mais uma.

Essas Sessões sempre deixam os vereadores alegres, pois é bom ver de perto aqueles que confiaram seus votos neste Legislativo e que agora podem conversar e rever estes vereadores.

Antes da Sessão houve uma janta bem gostosa na casa do Sr José Adão e sua família. Depois seguiram para a Escola Municipal onde o povo já aguardava para começar.

Iniciando as falas, os vereadores agradeceram a presença de todos, dessa região agrícola importante para Lajinha, dos amigos presentes, das lembranças etc.

Eles não se alongaram em suas falas, já que o intuito era ouvir os moradores, mesmo vendo e sabendo de algumas cobranças que ali surgiriam.

Vereador Paulo César disse: “Se a gente já sabe, porque não faz? – Vocês podem se perguntar – Bom, nós aqui fazemos o papel de Maria com Jesus, e nós levamos as suas petições até o prefeito, e ele escolhe e analisa o que pode ser feito. E assim nós faremos hoje também.”

Então os moradores tiveram a oportunidade. Alguns representantes falaram e no pedido de todos estava a reforma da escola de modo geral pois ela toda está em falta, também bueiro e manilha, abrir estradas e limpar, o asfalto da casa de curso que ou arranca ou faz de novo pois tampar buraco é temporário, ônibus para os alunos irem para escola na cidade na época de chuva, posto de saúde e uma Agente de Saúde na região pois o deles é de Palmeiras e isso atrapalha muito à eles já que não tem como informar as necessidades sempre que precisa, dentista pois na cidades eles não estão conseguindo marcar. Também foi pedido fossa para que não contamine á água.

Foi lembrado também a necessidade de investimento na Juventude, pois a diversão acaba sendo o bar, as motos e aí vem os acidentes e as mortes. A necessidade de faculdades perto e mais facilidade de acesso para o pessoal que trabalha o dia todo na roça, o patrocínio do futebol das comunidades, entre outras coisas, fato é que eles não tem muita opção de lazer e aí acabam se perdendo.

A questão do PSF foi explicada pelos Vereadores é que existe um carro disponível para que o médico ou enfermeiro ou quem precisar, vá até a casa da pessoa. Visto que muitas não tem como ir ao Hospital ou porque é urgência e são procedimentos que podem ser feitos em casa, evitando o deslocamento dessas regiões distantes. Para isso o Agente faz o contato com o Hospital informando isso e então eles irão programas essa visita. E a divisão de regiões para Agentes foi feita pelo Ministério de Saúde, mas isso já tem tempo e agora precisa ser atualizada, para que possa colocar um em cada região. Pois essa distância dificulta o trabalho de ambas as partes.

O advogado Célio deu uma sugestão para que os anseios da comunidade fiquem mais próximos de serem realizados. Que eles se organizem em Associação ou Conselho regularizado e constituído. Através deste é possível receber recursos do Governo Estadual, Federal e Municipal. Fazem suas petições e podem ser contemplados, como já foi o Córrego da Aldeia.

Muito foi conversado e houve um crescimento para todos através deste encontro.

O Presidente agradeceu a presença de todos, leu as proposições e não havendo Projetos à votar, encerrou a Sessão, com o sentimento de dever cumprido.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui