Vereadores de Manhuaçu ouvem taxistas em Audiência Pública

283
CamAudTax Mesa
A Mesa Diretora foi composta pelos vereadores e representantes dos taxistas.

Taxistas que atuam na cidade e nos distritos participaram de Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Manhuaçu, na noite de Quinta-feira, 24. Presidida por Maurício de Oliveira Júnior e com a presença de praticamente todos os vereadores, a audiência possibilitou aos profissionais que atuam no setor apresentar suas reivindicações e debater questões diversas visando a organização e melhorias no atendimento aos usuários nos diferentes pontos do município.

Plebiscito popular CamAudTax Tax E

Logo após a oração inicial, procedida pelo Vice-presidente Anízio Gonçalves de Souza, a presidência concedeu a palavra à Diretora do Sind-Ute, Professora Fani Hott, que mencionou a mobilização para o plebiscito popular que visa a redução de ICMS na conta de energia elétrica. Fani destacou a importância da participação de toda a população neste ato, considerando que, atualmente, Minas Gerais é o Estado em que se cobra a tarifa mais alta do país.

Os membros da Casa Legislativa ressaltaram o apoio a este movimento social.

Trânsito e Transporte Coletivo

CamAudTax 1Pres
Presidente Maurício Júnior, falou da importância da audiência e da necessidade de melhorias urgentes no trânsito da cidade.

Em seu pronunciamento, o Presidente Maurício Júnior reafirmou o compromisso da Câmara em atuar com transparência e seriedade junto à população, daí o propósito de realizar esta audiência que visa melhorias nesta concessão pública que é o serviço de táxi.

Outra abordagem do Presidente foi quanto à necessidade urgente de haver melhorias no trânsito da cidade. Trabalho este que deve ser executado com planejamento e elaborado por profissionais especializados.

Também durante a audiência, os vereadores mencionaram a questão do transporte coletivo urbano, enfatizando que é preciso haver melhorias urgentes também neste setor, para um atendimento eficiente à população.

Taxistas reivindicam 

CamAudTax Taxistas
Taxistas da cidade e dos distritos participaram da audiência.

Zelando pela democracia e com a proposta da valorização do debate, a Câmara ouviu os taxistas, acolhendo ideias e sugestões da classe profissional. Os vereadores também fizeram seus questionamentos e considerações, defendendo os anseios da população, tanto da cidade quanto dos distritos, para a consolidação de um serviço de qualidade ainda maior no município.

As principais reivindicações elencadas nesta audiência pública foram: *Pedido de melhorias à Polícia Militar, quanto à segurança dos taxistas; *Cobrar do Executivo Municipal a construção de cobertura para o ponto de táxi da Praça Dr. César Leite; *Busca de informações e providências junto aos órgãos competentes quanto ao problema do transporte clandestino de passageiros; *Regulamentação do uso do taxímetro, conforme determinação da Legislação Federal; * Caracterização dos veículos, com a colocação de faixas frontais e laterais nos carros; *Averiguar se estão ocorrendo problemas para a liberação de licenças aos profissionais taxistas; *Intensificar o trabalho de fiscalização, coibindo ações de pessoas de outras cidades que, irregularmente, embarcam passageiros em Manhuaçu; *Definição dos locais de pontos de táxi da cidade, e *O excesso de veículos táxi no Terminal Rodoviário – são 10 vagas e 16 taxistas. A Presidência da Câmara relatou que irá obter mais informações, intermediando junto aos órgãos competentes de modo que uma solução seja tomada para resolver o problema, da melhor forma possível. 

Sem sombra 

Os taxistas reclamaram do recente corte feito nas árvores da Praça Cordovil Pinto Coelho, o que reduziu a sombra nos dias quentes e a presença de passarinhos – até então comum ao local. Sobre o assunto, o Vereador João Gonçalves Linhares Júnior (Inspetor Linhares) manifestou seu repúdio ao procedimento tomado pela Prefeitura. 

Linhares requer atenção do Executivo 

O Vereador Inspetor Linhares também solicitou à presidência da Câmara o encaminhamento de Requerimento ao Prefeito solicitando que o mesmo se manifeste sobre as reivindicações feitas pelos taxistas.

A Presidência da Câmara acolheu o pedido e encaminhará ofício ao Executivo Municipal. 

Cor Laranja 

Houve a definição da cor Laranja, como a predominante das faixas que deverão ser colocadas nos veículos, a partir de Janeiro de 2014.  A escolha se deu por meio de votação por aclamação da maioria, feita pelos próprios taxistas.

Em entrevista, os taxistas elogiaram esta iniciativa da Câmara de Vereadores em realizar a audiência pública para ouvir a classe.

Em breve, a Casa Legislativa colocará em votação o Projeto de Lei regulamentando esta concessão publica, com base neste positivo diálogo com os taxistas.

Ass. de Comunicação C.M.M

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui