Ação contra a gripe movimenta escolas estaduais no Sul de Minas

208

Durante as primeiras semanas do mês de agosto, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), está realizando ações nas escolas estaduais ressaltando os cuidados que devem ser adotados por alunos, professores e pais na volta às aulas. A ação foi estabelecida a partir da realidade do ambiente escolar, especialmente da sala de aula, que normalmente se caracteriza por ser um ambiente fechado, o qual facilita um contato mais próximo, que favorece e potencializa a contaminação.

Para isso, foi elaborado um folder contendo explicações acerca do que é a gripe, seus sintomas, formas de prevenção e, ainda, o que fazer em caso de aparecimento de febre repentina, coriza, dores pelo corpo, entre outros. Além do folder explicativo, os alunos receberão um sabonete a fim de serem estimulados a lavarem as mãos com frequência, uma das medidas mais eficientes para que doenças respiratórias e diarreicas sejam evitadas.

O Sul de Minas, por se tratar de uma região prioritária se analisados os critérios epidemiológicos, está recebendo a visita da mobilizadora Adriana Galo e sua equipe, que leva informação através de uma divertida encenação teatral. Os alunos participam da apresentação de forma interativa. Segundo Adriana, “a mobilização deve ser feita de forma dinâmica, para que a atenção dos adolescentes e crianças seja despertada”.

Adriana está percorrendo diversos municípios da macro região Sul do Estado, dentre eles, Varginha, que recebeu, na Escola Deputado Domingos de Figueiredo, a presença da equipe mobilizadora, incluindo a Autoridade Sanitária da SRS Varginha, Monique Borsato Filardi, que alertou para a etiqueta da tosse, além de ressaltar “a importância do simples ato de lavar as mãos corretamente, que todos devem aprender”.

Ação

Utilizando critérios epidemiológicos, as regiões prioritárias em relação aos casos de gripe são: Centro, Sul e Triângulo. Os 133 municípios com incidência acima de 500 casos/100.000 mil habitantes receberão folhetos sobre a gripe; todos os alunos da rede estadual receberão um sabonete; haverá afixação de adesivos nos banheiros das escolas com orientações sobre a importância da lavagem das mãos e a afixação de dois cartazes por escola sobre os cuidados com a gripe. Já os municípios que possuem mais de 1.000 casos/100.000 mil habitantes, e nos municípios polo das regiões prioritárias (Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Poços de Caldas, Passos, Varginha e Alfenas), contarão ainda com a visita dos promotores da SES/MG.

Agencia Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui