Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br )
Falei, recentemente, sobre o descaso com a gripe A aqui no Brasil. As “autoridades” esperaram que a doença se instalasse para então tentar remediar. Acontece que o atendimento aos doentes é de péssima qualidade, porque médicos e atendentes em postos de saúde e hospitais não estão preparados e também não há nem hospitais nem médicos suficientes. O remédio, que nem ao menos se sabe ao certo se é eficiente, só é dado para quem está mal, quase morrendo. Quem está apenas com suspeita, com possibilidade de debelar a doença no início, não ganha.
A internet está cheia de denúncias sobre as informações que os meios de comunicação divulgam a respeito do número de vítimas, que seria muito maior do que ventilam. O governo estaria impedindo a divulgação de dados corretos. Não se pode acreditar em tudo o que está na internet, mas quanto a isso não é de duvidar.
Enquanto isso, o nosso presidente vai viajar por aí, faz reuniões sobre futebol, usa o seu “precioso” tempo para passar a mão na cabeça de políticos imorais que transformaram o Congresso em um antro de corrupção e roubalheira.
Será que o senhor presidente sabe que ele também pode contrair a gripe A? Que apesar de ele pensar que é Deus, ele pode sim, ficar doente?
Deus me perdoe, mas fico pensando cá com meus botões, se não seria bom o vírus aparecer lá no Senado num dia em que estivessem lá todos os senhores senadores. É esperar demais que todos estejam lá no mesmo momento, não é?
Recebo um e-mail de uma amiga brasileira que está morando na Eslováquia, e não posso deixar de transcrever aqui o que ela diz sobre a gripe A:
“Aqui na Slovakia a gripe não chegou, talvez até chegue. Aqui, bem antes das coisas acontecerem, o povo já está afundando nas informações, nas prevenções. Medidas já foram e são frequentemente estudadas para impedir que a gripe chegue até nós. É outra cabeça, eles não vão esperar a gripe chegar para depois combatê-la. Eles sabem que não há jeito de impedir que ela chegue, mas estão tentando tudo para evitar isso… nada a ver com o Brasil, que esperou que muitas pessoas morressem para depois pensar no que fazer… Incrível. Sinto vontade de ficar por aqui, mesmo!”
Pois é… Feliz dela que está lá fora e pode escolher. Nós temos que ficar por aqui mesmo. O que temos que fazer é lembrar de tudo o que está acontecendo quando chegar a hora de votar. Porque os nossos “representantes”, os “políticos” corruptos que estão no poder estão lá porque nós votamos neles. Cabe a nós mudar isso.
*******************************
Sobre o autor: Luiz Carlos Amorim é Coordenador do Grupo Literário A ILHA em SC, com 29 anos de atividades e editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas Suplemento LIterário A ILHA e Mirandum (Confraria de Quintana), além de mais de 50 livros. Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA. e autor de 25 livros de crônicas, contos e poemas, três deles publicados no exterior. Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano -, além de colaborar com vários portais de informação e cultura na Internet, como Rio Total, Telescópio, Cronópios, Alla de Cuervo, Usina de Letras, etc.
Visite o Portal PROSA, POESIA & CIA.
do Grupo Literário A ILHA, em
Http://br.geocities.com/prosapoesiaecia
Lá está a revista Suplemento Literário A ILHA,
edição 109 de Junho/2009,
com muita prosa e poesia e muita informação literária e cultural,
a revista eletrônica Literarte de Agosto, com poemas
e crônicas o Dia dos Pais e muito mais informação.
Além de dezenas de seções como Grandes Mestres da Poesia,
Autores de SC, Literatura Infantil, antologias
como Todos os Poetas, O Tema do Poema,
Feira de Contos, Crônica da Semana, etc.
Veja o número 4 da revista Mirandum, da Confraria de Quintana, em pdf.