Centro Viva Vida é aliado no combate ao câncer e mortalidade infantil e materna

202

Espaço é dedicado à saúde sexual e reprodutiva da mulher. Em todo o Estado, 28 unidades atendem mais de 400 municípios.

Desde 2003, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, inaugurou 28 Centros Viva Vida, espaços dedicados à atenção integral à saúde sexual e reprodutiva da mulher e da criança em risco. Ao todo, as unidades atendem a 429 municípios mineiros e abrangem uma população superior a 7,5 milhões pessoas em todo o Estado.

Os Centros Viva Vida atendem exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), possuem equipes multidisciplinares formadas por profissionais capacitados, consultórios amplos e salas para exames com equipamentos de alta tecnologia, como mamógrafos digitais, que agilizam os atendimentos.

Em Governador Valadares, na região Leste de Minas, por exemplo, são realizados cerca de 120 atendimentos por dia. “Eu vim no Centro Viva Vida para fazer o teste do pezinho e o teste da orelhinha”, conta a dona de casa Viviane Aparecida de Campos, que trouxe a filha de apenas 18 dias para fazer os primeiros exames.

A também dona de casa Neide de Oliveira Bernardes frequenta o centro há três anos, quando descobriu e começou a tratar o câncer de mama. Curada, Neide agradece a atenção que recebeu. “Foi muito bom para mim. Foi através daqui que consegui fazer meu tratamento”, revela a dona de casa.

A faixa etária de recomendação para a realização de mamografias é de 45 a 69 anos, o que representa cerca de 2,39 milhões de mulheres em Minas. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 90%.

“Conseguimos detectar o câncer de mama precocemente com mamografia para instalarmos um tratamento adequado para a paciente, para dar uma expectativa de vida melhor para elas”, afirma a coordenadora do Centro Viva Vida em Governador Valadares, Lorene Karoline da Silveira.

Em Minas Gerais, foram inaugurados Centros Viva Vida em Frutal, Muriaé, Capelinha, Janaúba, Brasília de Minas, Itabirito, Santo Antônio do Monte, Governador Valadares, Sete Lagoas, São Lourenço, Lavras, Taiobeiras, Januária, Juiz de Fora, São João Del Rei, Leopoldina, Santa Luzia, Patrocínio, Campo Belo, Jequitinhonha, Ribeirão das Neves, Manhuaçu, Teófilo Otoni, Diamantina, Itabira, Viçosa, Pirapora e Patos de Minas.

Em 2013 serão inaugurados Centros Viva Vida em Montes Claros, Passos e Pará de Minas e, em 2014, em Varginha.

Agencia Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui