Programa antitabagismo do Governo de Minas Gerais já apresenta resultado

198

A servidora da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Léa Pesce, é a primeira participante do Programa de Cessação de Tabagismo do Governo de Minas, dirigido aos servidores estaduais, a abandonar o cigarro.

Léa participou da palestra de lançamento do programa no dia 31 de maio na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves e logo se inscreveu para o tratamento em grupo, constituído por sete sessões de terapia acompanhadas por um médico e um psicólogo.

Ela disse que fumava há mais de 50 anos, e só nos últimos tempos, sentindo a voz se engrossar, a pele perder o viço e a resistência física diminuir, começou a pensar em parar com o cigarro. Apesar dos apelos do filho e das netas, o incentivo maior veio com a campanha do Governo de Minas que propõe o acompanhamento médico e psicológico aos servidores públicos estaduais interessados no tratamento.

“Vi no programa a oportunidade e o apoio que precisava para largar de vez o cigarro e não estava errada. As instruções e as técnicas usadas no tratamento são ótimas. O filme explicativo das substâncias maléficas do tabaco é muito educativo assim como a palestra da médica cardiologista e perita da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Seplag, Alba Veloso de Sá, responsável pelo programa”, ressalta Léa.

“Além disso, as técnicas ensinadas no tratamento como a de se ter sempre em mãos água gelada, pastilhas, chicletes e cenoura em tiras, mesmo quando não se tem vontade de comer, ajudam muito no dia a dia”, acrescenta.

Léa destaca também a importância das reuniões de grupo em que cada participante fala das suas experiências que se parecem muito umas com as outras, o que fortalece ainda mais a força de vontade de cada um. “Todos estão imbuídos do mesmo pensamento e determinação de parar de fumar”.

Foi com essa determinação que Léa elegeu 24 de junho, aniversário de sua mãe, como o grande dia para deixar de fumar e, desde então, sente, a cada dia, aumentarem os benefícios da sua decisão.

O programa

O Programa de Cessação do Tabagismo foi lançado pelo Governo de Minas no Dia Mundial Antitabaco com o objetivo de estimular os servidores públicos estaduais a parar de fumar.

O programa teve uma grande adesão e 158 servidores de diversos órgãos e secretarias se inscreveram para o tratamento antitabagismo que teve início no dia 16 de junho. Os inscritos foram divididos em cinco grupos, sendo três de 30 pessoas, um de 31 e outro de 37 integrantes.

O tratamento é constituído por sete sessões de terapia com duração de 90 minutos e os servidores que concluírem o programa serão acompanhados por até um ano após o seu início. Esse acompanhamento será realizado nos segundo, quarto, quinto, sexto e décimo segundo meses após o término das sessões, por meio de ligações telefônicas, em que serão levantados dados e diagnósticos dos resultados apresentados.

Além disso, os participantes que necessitarem de ajuda após o término dos encontros poderão agendar horário para sessão de reforço com psicólogos da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional.

 

Agência Minas

1 COMENTÁRIO

  1. Sou aposentada pelo estado e gostaria de saber se posso participar deste programa antitabagismo, já não fumo desde janeiro, mas ainda tenho muitas dificuldades com a abstinência (muita depressão e tremedeiras que me dificultam até a andar)
    Tenho disponibilidade para me deslocar e hospedar em Belo Horizonte. Se possível, como faço para participar?
    Aguardo e agradeço.
    Abraços

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui