Manhuaçu investe em prevenção e infraestrutura

135

psf_sacramento_depoisA Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu investe na prevenção para garantir saúde à população do município.
A aplicação de recursos na estrutura dos postos do Programa Saúde da Família (PSF), das Unidades de Saúde e em capacitação dos profissionais são constantes na Administração 2005-2012.
Brevemente serão entregues o PSF do Distrito Ponte do Silva e o Centro Viva Vida, no Bairro Bom Pastor. Também está prevista para este ano a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), conhecido pronto socorro, ao lado do Hospital César Leite. No momento a Secretaria de Saúde está realizando a campanha de vacinação contra a gripe em idosos com 60 anos ou mais. “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se”. Este é o slogan da campanha desenvolvida pelo Ministério da Saúde.

A VACINAÇÃO
vacina_idosoA Diretoria de Vigilância em Saúde, através do Setor de Epidemiologia, realiza desde 22 de abril a campanha em todo município. O prazo estipulado para o término oficial da vacinação dos idosos pelo Ministério da Saúde é 8 de maio, podendo ser prorrogado. As equipes da Vigilância Epidemiológica, PSF’s e Unidades de Saúde (PACS) estão num verdadeiro mutirão para imunizar toda a população de idosos com a vacina contra a gripe. A vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, de 08:00 às 17:00. Também foi disponibilizado um posto de vacinação no salão da Igreja Imaculada Conceição, no Coqueiro. O atendimento acontece de 08:00 às 11:00 e de 13:00 às 17:00, de segunda a sexta-feira. Para a zona rural foi estabelecida uma escala amplamente divulgada na mídia local. Ao se dirigir ao posto de vacinação é preciso levar o cartão de vacina e um documento de identidade.

IMPORTÂNCIA DA VACINA
Para se proteger da gripe, doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, que acomete o aparelho respiratório. A doença pode ser confundida com um resfriado comum, porém, pode apresentar sinais e sintomas mais fortes, podendo causar complicações e até a morte. De acordo com o Ministério da Saúde, é preciso acabar com o mito de que a vacina provoca gripe. Se você apresentar sintomas de gripe após se vacinar é porque já estava com o vírus ou porque adquiriu outros vírus de gripe diferentes dos que compõem a vacina.
Quando a pessoa toma a vacina contra a gripe tem as possibilidades de internação hospitalar diminuídas. Evitam-se complicações com pneumonias e doenças comuns do inverno.

REAÇÕES DA VACINA
A vacina raramente provoca reações. Algumas pessoas podem apresentar sintomas leves, que desaparecem em um ou dois dias. A vacina é contra indicada para quem tem alergia a ovo ou a proteína de galinha. Antes de tomar a vacina, estas pessoas devem procurar orientação médica. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 0800 61 1997, 3332 3580 ou no WWW.saude.gov.br.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE MAIS PERTO
A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu trabalham para facilitar o acesso da população aos setores de Vigilância em Saúde. Recentemente, a Diretoria de Vigilância em Saúde (Setores de Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica), se transferiu do Bairro Alfa Sul para o centro da cidade, na antiga sede da Câmara de Vereadores, à Rua Amaral Franco, 140, 2º Andar. De acordo com o Secretário Luiz Prata, um dos principais objetivos é tornar mais fácil o acesso da população aos serviços das três vigilâncias fundamentais para a gestão da saúde no município. O atendimento ao público acontece de 08:00 às 17:00, de segunda a sexta-feira. Mais informações através dos números: 3332 3580, 3332 3534, 3332 3549.
FOTOS E TEXTO: Luiz Nascimento

Fundação Cristiano Varella 728

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui