Secretaria de Saúde divulga lista de grupos prioritários atendidos na vacinação contra a Covid-19

164

Desde a primeira edição em dezembro de 2020, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação da Covid-19 já foi alterado e revisado e já se encontra na sua sétima edição (17/05/2021). O Pnov, como é chamado, foi construído com base na campanha de vacinação contra a Influenza, inclusive a descrição de quais grupos prioritários deveriam ser vacinados, que podem ser conferidos neste link (https://bit.ly/3vVCvLj), nas páginas 30 e 31.

A Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, explica que o plano é o norteador da execução da campanha de vacinação contra a Covid-19. “Quem deve ser vacinado, a ordem e quais documentos devem ser solicitados estão descritos no plano e também em Deliberações que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais nos manda”. A Secretária também fala que o município não pode executar a vacinação em desacordo com o Pnov. “Nós não temos autonomia para incluir ou tirar grupos prioritários. A única autonomia que o município possui é, se por acaso algum grupo já tenha sido atendido em pelo menos 90%, podemos iniciar a vacinação do próximo grupo prioritário sem que se tenha uma determinação da Secretaria de Estado da Saúde”.

Neste momento em que nos aproximamos do término da vacinação desses grupos a tendência é continuar seguindo com a vacinação da população em geral por idade, segundo a Secretária. “Nesta semana estamos vacinando os trabalhadores do transporte coletivo, os caminhoneiros e por recomendação da Secretaria de Estado de Saúde, as lactantes e gestantes sem comorbidade. Ainda faltam mais dois grupos, que são os trabalhadores da indústria e da limpeza urbana, já estamos planejando para executar isso. Também já iniciamos a vacinação por faixas etárias e chegaremos a 55 anos nesta semana, antes mesmo do prazo estabelecido pelo Governo Estadual. Acreditamos que esta seja a tendência, vacinar todos, conforme a idade em ordem decrescente até 18 anos”, completa Ana Lígia.

Lembrando que a orientação do Ministério da Saúde é que seja feita uma cobertura vacinal de pelo menos 90% de cada grupo. Se por acaso você pertence a algum grupo e ainda não foi vacinado contra a Covid-19, procure uma unidade de saúde. Confira abaixo quais grupos já foram atendidos e quais ainda faltam.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui