Secretaria de Saúde investe em prevenção e combate à dengue

203
Durante visita, Antonio Jorge destacou a fundamental participação da comunidade no combate à dengue

O secretário Antônio Jorge destacou que o Governo de Minas está reforçando a atenção para os municípios de Uberaba, Delta, Veríssimo e Iturama

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, esteve, nesta sexta-feira (25), em Uberaba, para avaliar a situação da dengue na região do Triângulo Mineiro. O secretário destacou que o Governo de Minas está reforçando a atenção para os municípios de Uberaba, Delta, Veríssimo e Iturama, que são as cidades com o maior número de casos notificados na Superintendência Regional de Saúde de Uberaba.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) também está contratando profissionais, encaminhando medicamentos, insumos, veículos, abrindo leitos de retaguarda, unidades de hidratação e implementando o teste rápido da dengue, para detecção precoce da doença. De acordo com Antônio Jorge, “devido à grande quantidade de pessoas que circulam nas unidades de saúde, o teste irá ajudar tanto no diagnóstico preciso da doença quanto na triagem dos pacientes”.

O secretário ainda explica que é fundamental a participação de toda a comunidade. “Minas está em alerta, mesmo com a redução da mortalidade por dengue nos últimos anos, o nosso esforço continua no combate ao mosquito. Não haverá restrições orçamentárias do Governo de Minas para frear a proliferação do Aedes Aegypti. Iniciamos ações nos eixos da mobilização social, da assistência e vigilância. Estamos fazendo uma forte convocação às autoridades municipais e, também, a toda a população para que entrem nessa luta contra a dengue. Lembrando que a maioria dos criadouros está nos domicílios”, afirmou Antônio Jorge.

Também estão em Uberaba, 25 homens da Força Tarefa do Estado e a equipe estadual de Mobilização Social, promovendo o trabalho de troca de materiais recicláveis por material escolar. A mobilização para a troca também está acontecendo em Iturama, Delta e Veríssimo. Em visita ao ponto de troca, o secretário disse que “é preciso ter uma multiplicidade de estratégias de mobilização das pessoas. A troca dos materiais é uma delas, também temos aplicativos, jogos e o Denguemob, um concurso que premia as melhores ações da população contra a dengue”, explicou.

Consórcio

Foi destinada ainda, a quantia de R$ 1.064.741,40 para a contratação de recursos humanos para atendimento das demandas de dengue dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande (Cisvalegran). O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, afirma que desde que a prefeitura decretou estado de emergência, a SES demonstrou presteza ao lidar com a situação.

Iraci Neto, superintendente regional de saúde de Uberaba, afirma que “todo este envolvimento em prol de um trabalho para o resultado, nos mostra que a integração e a colaboração vinda das instâncias governamentais resultam no benefício da comunidade. Agora, contamos com o envolvimento da sociedade para vencermos esta guerra”.

No evento, também estavam presentes, a prefeita de Delta e presidente do Cisvalegran, Lauzita Rezende da Silva; os prefeitos de Veríssimo, Reinaldo Sebastião Alves, e Iturama, Cláudio Tomaz de Freitas; o secretário municipal de saúde de Uberaba, Fahim Sawan; a superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES/MG, Deise Aparecida dos Santos; e diversos representantes da sociedade civil, serviço público e entidades de classe.

Números da Dengue na Região:

Uberaba– 518 casos notificados e 01 óbito confirmado

Iturama– 82 casos notificados

Delta– 46 casos notificados

Veríssimo– 170 casos notificados

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui