Senado regulamenta profissão de cuidador de idoso

201

O Senado deu hoje um primeiro passo para a regulamentação profissional do cuidador de idoso. O projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais e agora segue para avaliação da Câmara dos Deputados.

Pelo projeto, o cuidador é um profissional que desempenha funções de acompanhamento e assistência exclusivamente à pessoa idosa. Ele terá de prestar apoio emocional e na convivência social do idoso.

É determinado também o auxílio e acompanhamento na realização de rotinas de higiene pessoal, ambiental e de nutrição, além de auxiliar o idoso nos cuidados de saúde preventivos, administração de medicamentos e outros procedimentos de saúde.

A proposta estabelece que o cuidador prestará serviço na casa do assistido, em instituições de longa permanência, hospitais e centros de saúde. Os cuidadores deverão acompanhar seus pacientes em eventos culturais e sociais.

Estão credenciadas para exercer a profissão pessoas com mais de 18 anos que tenham cursado o ensino fundamental e realizado o curso de cuidador do idoso em instituições de ensino reconhecidas por órgão público federal, estadual ou municipal.

Agencia Brasil

1 COMENTÁRIO

  1. Mas para que seja regulamentada e aprovada,antes tem que ser feita uma seleção rigorozíssima dos incritos que lamentávelmente sei que em questão de dias após a aprovação estará fraudada e começarão os pistolões do governo a introduzirem partidários desonestos a se infiltrarem no setor para ganharem toda a verba destinada esta iniciativa honrosa e em curto espaço de tempo os locais de tratamento de idosos estará transformado em um depósito de indigentes e morimbundos,jogados ao chão,fedorentos,desnutridos e covardemente açoitados quando desobedecerem as ordens severas destes enfermeiros sem qualificação nenhuma que terão a maioria destes setores.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui