SES lança livro e revista que demonstram os avanços e resultados da saúde em Minas

210

André Brant/SES MG Solenidade de lançamento das publicações

Para divulgar os avanços e resultados da saúde em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES)promoveu nessa terça-feira (21), o lançamento do livro Choque de Gestão – Resultados na Saúde, articulado pelo secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, pela subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da SES, Helidéa de Oliveira Lima, e pelo consultor em Saúde Pública da SES, Eugênio Vilaça Mendes.

A publicação é um registro histórico dos oito anos de governo que visa apresentar conquistas e indicar mudanças na área de saúde pública. Retrata ainda a experiência inovadora de governança pública desse período, a partir de uma visão estratégica, que privilegia qualidade fiscal, eficiência, inovação, buscando resultados afirmativos e tangíveis para a sociedade mineira.

Além do livro, foi lançada a terceira edição da Revista Minas Saúde, que reúne matérias que ilustram como as ações e os programas de saúde pública impactam na vida do cidadão.

“Estas publicações são um raio-X do SUS em Minas Gerais. Relatam os frutos de oito anos do trabalho da SES para a construção da saúde pública. O livro traduz o esforço coletivo e o trabalho técnico para melhorar a prestação de saúde. A revista é a visão do cidadão sobre o sistema de saúde, uma narrativa sobre a transformação gerada por este trabalho no cotidiano do usuário”, disse o secretário Antônio Jorge na cerimônia de lançamento.

O médico e consultor da SES, José Maria Borges, foi homenageado pela sua atuação no setor público de saúde, principalmente por sua luta pela construção do SUS. “Busquei auxiliar o poder público na condução dos rumos da saúde em Minas Gerais. Vejo que ainda são muitos os desafios, mas acredito que para alcançar uma sociedade mais justa e democrática é preciso continuar lutando por um SUS cada vez mais abrangente e equânime”, enfatizou José Maria.

Outros lançamentos

Dois livros foram lançados pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG): Caderno Saúde Mental: desafios da formação e Saúde e direito: um diálogo possível.

O evento contou, ainda, com o lançamento dos estudos epidemiológicos da SES. São relatórios e análises que avaliam a situação da saúde no Estado e das enfermidades que atingem os mineiros.

Confira resumo das publicações:

Análise de Situação de Saúde de Minas Gerais – ano 2010 (versão em CD) – produção da subsecretaria de Vigilância em Saúde, por intermédio da Superintendência de Epidemiologia. Trata-se de um estudo de natureza epidemiológica sobre as condições de saúde da população de Minas Gerais e seus determinantes. Tem por objetivo oferecer subsídios para a formulação de políticas e programas de saúde, bem como avaliar seus resultados. Destina-se aos gestores, profissionais dos serviços de saúde e a população.

Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis – tem por finalidade informar e fomentar a reflexão acerca da vigilância, da prevenção e do controle das doenças não transmissíveis e das causas externas e seus fatores de risco.

Tabulação de Indicadores das Doenças e Agravos Não Transmissíveis para o Estado de Minas Gerais – Mortalidade e Morbidade Hospitalar – coloca à disposição dos técnicos da área de vigilância a tabulação de dados de mortalidade e internação no SUS causadas por essas doenças. Possibilita a construção de indicadores epidemiológicos para a vigilância e o monitoramento das respectivas causas.

Atlas de Mortalidade por Causas Externas em Minas Gerais – objetiva divulgar a distribuição espacial da mortalidade das principais causas externas, sejam elas, acidentes de transporte, homicídios e suicídios em Minas Gerais. Além disso, destaca os municípios com maior risco de morte por esses eventos no triênio 2005-2007.

Relatório Técnico sobre Vigilância de Violências – apresenta informações epidemiológicas sobre os casos de violência doméstica, sexual e outras violências que deram entrada nos serviços de saúde, no período de 2009 e 2010, registrados no sistema de informação de agravos de notificação.

Livro de Registros Hospitalares de Câncer de Minas Gerais Volume 2 – o documento apresenta dados epidemiológicos dos casos de câncer assistidos em 27 hospitais de alta complexidade de Minas Gerais. O conjunto analisado mostra o perfil estadual da assistência hospitalar de câncer nesses hospitais. O trabalho constitui uma substancial contribuição à gestão regional e estadual, no que se refere ao planejamento de ações estratégicas voltadas para a prevenção e controle do câncer, para a população de Minas Gerais.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui