Tudo o que você precisa saber sobre o Coronavírus

323

Acredita-se que um novo vírus tenha se originado na cidade chinesa de Wuhan matou pelo menos 813 pessoas e infectou quase 37.500.

A Organização Mundial da Saúde ( OMS ) declarou uma emergência de saúde global devido ao surto de um novo coronavírus , que se originou na cidade chinesa de Wuhan.

Pelo menos 811 pessoas morreram na China continental   e duas mortes foram relatadas em outros lugares – uma em Hong Kong e outra nas Filipinas. Quase 37.500 pessoas foram infectadas em todo o mundo, a grande maioria delas na China.

Aqui está o que você precisa saber:

O que é um coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como síndrome respiratória aguda grave (SARS) e síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS), de acordo com a OMS.

Eles circulam em animais e alguns podem ser transmitidos entre animais e humanos. Vários coronavírus conhecidos estão circulando em animais que ainda não infectaram humanos.

O novo coronavírus foi nomeado novo coronavírus (2019-nCoV). É o sétimo coronavírus conhecido por afetar seres humanos.

Quais são os sintomas?

Sinais comuns de infecção incluem febre, tosse e dificuldades respiratórias. 

Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, SARS, insuficiência renal e morte.

Pensa-se que o período de incubação do novo coronavírus esteja entre um e 14 dias. O vírus é contagioso antes que os sintomas apareçam.

Os pacientes infectados também podem ser assintomáticos, o que significa que eles não apresentam nenhum dos sintomas acima, apesar de terem o vírus em seus sistemas.

Quantas pessoas são afetadas?

Na China continental, 811 pessoas morreram e pelo menos 37.198 foram infectadas, segundo dados oficiais.

As Filipinas e Hong Kong registraram uma morte. 

Em outros lugares, os casos foram confirmados na Austrália, Bélgica, Camboja, Canadá, Finlândia, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Itália, Japão, Macau Malásia, Nepal, Filipinas, Rússia, Cingapura, Coréia do Sul, Espanha, Sri Lanka, Suécia, Taiwan, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos e Vietnã.

De onde veio?

A China alertou a OMS para vários casos de pneumonia em Wuhan em 31 de dezembro.

Pensa-se que o novo coronavírus tenha se originado em um mercado de frutos do mar, onde a vida selvagem também foi vendida ilegalmente.

Em 7 de fevereiro, pesquisadores chineses disseram que o vírus poderia se espalhar de uma espécie animal infectada para humanos através de pangolins traficados ilegalmente, que são apreciados na Ásia por alimentos e medicamentos.

Os cientistas apontaram morcegos ou cobras como a fonte original do vírus. 

O que está acontecendo na China agora?

Os esforços para conter o surto causaram grandes perturbações na China, com pelo menos 20 cidades enfrentando restrições de viagem, afetando pelo menos 60 milhões de pessoas.

Mais de uma dúzia de países retiraram seus cidadãos de Wuhan, enquanto outros proibiram a entrada de cidadãos chineses. Dezenas de grandes companhias aéreas suspenderam voos de e para a China. 

Eu deveria me preocupar? E como posso me proteger?

A OMS  declarou uma emergência de saúde global  devido ao vírus, em 30 de janeiro.

Uma agência das Nações Unidas, a OMS define uma emergência internacional como um “evento extraordinário” que constitui um risco para outros países e requer uma resposta internacional coordenada. 

Desde então, a OMS afirmou que é muito cedo para dizer se o vírus atingiu o pico, mas observou que os aumentos diários no número de mortes e infecções confirmadas estão caindo.

As pessoas estão sendo instadas a seguir as medidas de segurança locais.

A OMS recomenda a higiene básica das mãos, como lavar as mãos com água e sabão e cobrir a boca com o cotovelo ao espirrar ou tossir.

Evite o contato desnecessário e desprotegido com os animais e lave bem as mãos após o contato. 

Certifique-se de que a carne consumida seja cozida completamente.

Fonte - https://www.aljazeera.com/news 

Fundação Cristiano Varella 728

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui