Unaids lança campanha de prevenção ao HIV durante a Copa do Mundo

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O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) lançou hoje (5), em parceria com autoridades brasileiras, a campanha “Proteja o gol”. O objetivo da iniciativa, associada à proximidade da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, é aumentar a consciência sobre o HIV, mobilizar jovens para o uso de preservativo e ampliar o acesso a tratamentos com antirretrovirais.unaids

A campanha foi lançada nesta quinta-feira, em Salvador, com o slogan “De Soweto a Salvador”, para fazer um elo histórico e cultural entre o Brasil e a África do Sul, país-sede da última Copa, quando o Unaids também fez campanha. Atualmente, estima-se que mais de 35,3 milhões de pessoas tenham HIV em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 718 mil.

“Cerca de 4,6 milhões de jovens entre 15 e 24 anos de idade vivem hoje com o HIV, vários deles não têm acesso ao tratamento, ou sequer conhecem o seu estado sorológico. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para salvar essas vidas”, disse o assessor sênior do diretor executivo do Unaids no Brasil, Djibril Diallo.

De acordo com a organização, a associação entre o vírus e o futebol feita pela campanha tem como meta chegar ao público jovem, grupo vulnerável à contaminação.

“Proteja o gol é uma campanha que vai tocar o público jovem para falar de aids e sexualidade sem tabu e de forma positiva”, explicou a coordenadora do Unaids no Brasil, Georgiana Braga Orillard.

Por meio do Ministério da Saúde, a campanha irá oferecer testes rápidos e aconselhamento em unidades móveis nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Entre as ações previstas também estão a distribuição de cerca de 2 milhões de preservativos no próximo ano, o engajamento de esportistas na campanha e atividades artísticas.

 Agência Brasil

1 COMENTÁRIO

  1. A ideia das camisinhas poéticas

    Múltiplas são as possibilidades de contribuir com lutas sociais e diversas as tentativas de agir no mundo para transformar a realidade. Num inusitado exercício de cidadania, o escritor J.C. Ramos Filho optou pela poesia, associada à abordagem de questões candentes na sociedade contemporânea.
    Engajado na luta da prevenção às DSTs e AIDS desde 1997, J. C. (João da Cruz) Ramos Filho anda por aí, Brasil afora, distribuindo o que ele chama de “camisinhas poéticas”. Imprimir pequenos textos poéticos em embalagens de preservativos é a forma criativa que ele encontrou para colaborar nas campanhas de prevenção da AIDS e de doenças sexualmente transmissíveis.
    Lançou em 1998 seu primeiro livro, “Água de cacimba”, já com a proposta de aliar poesia e prevenção. Foi o início do trabalho de divulgação de mensagens educativas em embalagens de preservativo, fortalecido em 2004 com a edição de “Fragmento essencial”, que tem a singularidade de ser o único livro pré-lançado no inusitado formato de camisinhas poéticas. A obra já está na terceira edição (Litteris Editora).
    A ação do poeta não se limita ao território brasileiro. Mais de 800 mil unidades já foram fornecidas a diferentes públicos e em diversos eventos, desde seminários nacionais sobre DST/AIDS até encontros de jovens, festas tradicionais, folias de carnaval e edições do Fórum Social Mundial.
    J. C. Ramos Filho considera que poeta engajado tem de ir aonde o povo está, seja nas ruas, nas escolas ou em lugares de grande movimentação, no Pará ou na África, em Itajaí ou em São Paulo. Essa é a principal contrapartida dada aos apoiadores: a visibilidade das camisinhas poéticas e a sua destacada importância no campo da saúde pública.

    Poesia e prevenção pegam carona de táxi J.C. Ramos Filho

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