Como conseguir dormir com insônia? Dicas que funcionam

95

Ter insônia é um dos problemas mais desagradáveis, mas é um problema que atinge boa parte da população. Por isso, saber como conseguir dormir com insônia é essencial.

A acupuntura é um tratamento eficaz a longo prazo que pode lhe ajudar de forma mais eficaz. Dessa forma, conheça a acupuntura benefícios e malefícios.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como conseguir dormir com insônia, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Como conseguir dormir com insônia?

‍Vá para a cama e levante-se ao mesmo tempo, mesmo nos fins de semana

Ir para a cama e se levantar ao mesmo tempo, tanto nos dias de semana quanto nos fins de semana, pode parecer difícil, mas é uma das dicas mais importantes para combater a insônia.

Isso nos permite regular o relógio biológico, aquele que define nosso ritmo de sono. Quanto melhor estiver configurado, mais fácil você vai dormir. 

De fato, muitas vezes são as mudanças nos horários de acordar e dormir que causam o problema.

Concretamente:

  • Ajuste seu despertador também no sábado e domingo.
  • Defina um lembrete para dormir no seu telefone.

Vá para a cama tarde e levante-se cedo 

Em outras palavras → Durma pouco, mas durma bem!

Este é o princípio da pressão do sono, que nos ajudará a adormecer mais facilmente e obter uma melhor qualidade de sono.

Como? Estar cansado para adormecer rapidamente e evitar despertares noturnos. Isso pode parecer contraintuitivo, mas é realmente eficaz.

Ao adotar esse novo comportamento, você recupera a confiança em seu sono e sua capacidade de dormir. E como bônus, dormir 6 horas de uma só vez é mais restaurador do que passar 9 horas na sua cama sem conseguir dormir.

Monitore seu consumo de café e chá

Você sabia que tomar chá ou café pode fazer com que você perca o sono?

A meia-vida (vida de eliminação pelo corpo) da cafeína é das 6h às 11h, dependendo da idade e do perfil de cada um. Assim, o café consumido à tarde pode reduzir a quantidade habitual de sono em uma hora.

É bom saber: o chá contém menos cafeína do que o café, mas ainda o contém! 

Não pode ficar sem o seu café da tarde? Limite-se a um máximo de duas xícaras de café ou três chás por dia e não beba depois das 16h.

Jante leve e longe da hora de dormir

Para dormir melhor, recomendo que você jante cedo e relativamente leve, porque a digestão pode ter um impacto no seu ataque de insônia.

Além disso, você também não deve ir para a cama com fome, porque isso pode acabar com os carboidratos no final da noite e, portanto, induzir um sono fragmentado, de menor qualidade. 

Para combater a insônia, refeições vegetarianas compostas por legumes e produtos de grãos são, portanto, preferidas, evitando proteínas animais que aumentam o tempo de digestão.

‍Pratique esportes

Praticar uma atividade esportiva é importante para o seu bem-estar, para a saúde do seu corpo, mas também para superar a insônia.

Para entender esse conselho, você deve saber que:

  • A fase de sono profundo é mais importante quando o corpo está ativo durante o dia.
  • O esporte proporciona relaxamento físico e mental, especialmente graças à secreção de endorfina, que reduz a ansiedade e promove um bom sono.

‍A atividade física deve ser praticada no máximo 3 a 4 horas antes de dormir, para não produzir o efeito oposto e nos impedir de dormir.

Se puder, pratique o esporte o mais regularmente possível. Isso pode ajudar a regular seu relógio interno e, assim, facilitar seu ritmo de sono/vigília.

Durma melhor limitando o álcool à noite

Ao contrário da crença popular, o álcool não promove o sono e pode ser uma causa de insônia.

Essa crença vem do efeito no momento relaxante e desinibição do álcool. No entanto, o consumo crônico altera a qualidade e a quantidade de melatonina, que é um hormônio essencial para adormecer.

Você gosta de tomar uma bebida de vez em quando? Basta limitar seu consumo e tentar beber antes do jantar (aperitivo), em vez de depois (digestivo).

‍Em suma, cuidado com a mistura de dormir e o álcool, essas duas substâncias não combinam bem.

Gostou de saber mais sobre como conseguir dormir com insônia? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Fundação Cristiano Varella 728

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui